Active Biosilicate Technology

Conheça a tecnologia por trás dos biocerâmicos Septodont

Active Biosilicate Technology
Inovação patenteada da Septodont

abs

A Active Biosilicate Technology confere bioatividade, praticidade e otimização dos processos aos biocerâmicos Septodont.

Mas afinal, o que é essa tecnologia?

O objetivo inicial era o desenvolvimento de um material com base nos componentes químicos mais biocompatíveis e bioativos disponíveis para materiais odontológicos: os silicatos de cálcio, que podem ser ativados na presença de água.

Entretanto, os cimentos de silicato de cálcio comuns na odontologia são baseados nos materiais do “Cimento Portland”, que provém dos produtos de clinquer produzidos pela indústria da construção civil a partir do tratamento de pedras naturais. Todos esses produtos apresentam aluminato e sulfato de cálcio na composição final e são incapazes de serem purificadas. Isso resulta em materiais com tempos de presa muito longos, baixas propriedades mecânicas e manuseio muito difícil.

Por isso, a Septodont desenvolveu a Active Biosilicate Technology™ plataforma tecnológica que sintetiza o próprio silicato tricálcico com a mais alta pureza permitindo controlar cada etapa da formulação do material, o que garante propriedades mais adaptadas ao uso clínico.material do doc científico do bio

A Active Biosilicate Technology foi incorporada a dois produtos da linha: Biodentine (substituto dentinário bioativo), que além de ter as mesmas indicações do MTA com ação reparadora, também é um restaurador, garantindo todo o preenchimento coronário em casos de cáries profundas e exposições pulpares, e o Bioroot (cimento endodôntico bioativo) que promove regeneração óssea em tempo recorde.

bio
Confira alguns benefícios da Active Biosilicate Technology nos cimentos biocerâmicos Septodont:

  • Bioatividade que promove a regeneração celular

  • Alta compatibilidade a todos os tecidos dentários

  • Presa rápida (12 minutos para Biodentine e 4 horas para Bioroot)

  • Resistência compressiva (Biodentine)

  • Estabilidade dimensional - toma presa sem alterar dimensões

  • pH alto que reduz risco de proliferação bacteriana

  • Fácil manuseio